Os administradores de site estão sempre em busca de maneiras de tornar os seus sites mais eficientes, com bom desempenho e conteúdos interessantes. Conforme o site cresce, algumas páginas podem acabar quebrando ou sendo desativadas.
Quando isso acontece, o visitante recebe uma tela de erro com a mensagem “error 404 not found”, ou, como já acontece, com a página traduzida, “404 página não encontrada”. Muitos administradores, ao lidar com essa situação, ficam perdidos sem saber o que fazer e acabam perdendo visitas.
Para ajudar nessa missão, neste post, vamos entender o que é o erro 404, porque ele tem esse número específico e como evitá-lo. Confira!
O que é o error 404 not found?
O 404 é um código de erro que aparece em sites, quando um link está quebrado ou o endereço não leva a uma página válida. Esse código é o terror dos proprietários de sites, pois pode atrapalhar a experiência online do usuário.
O visitante pode dar de cara com um erro 404 de várias maneiras:
- Pode clicar em um link no próprio site que leva a um erro 404;
- clicando em um marcador que leva a lugar nenhum;
- ou acessado links 404 ao acessar sites via mecanismos de pesquisa.
Por atrapalhar a experiência do usuário final, os administradores acabam tomando um certo cuidado na hora de criar muitos links em seu site, pois, com o tempo ele pode se perder e acabar resultando em muitas páginas 404 em seus sites.
Além disso, alguns mecanismos de pesquisa penalizar sites que contêm muitos links corrompidos, ou seja, um grande incidências de usuários sendo redirecionados para páginas 404 podem fazer com que o site seja classificado como “de baixa qualidade” ou “não confiável” pelos algoritmos do Google . A boa notícia é que a maioria dos CMS possui recursos que tentam minimizar os redirecionamentos 404.
Por que “404?”
Já sabemos o que é um erro 404 e como ele pode ser nocivo para um site, mas, ao dar de cara com uma página com esse erro, uma dúvida pode surgir nos usuários: por que exatamente é 404?
Para entendermos o porquê do 404, precisamos entender a origem dos códigos de erros e o significado de cada número. Sim, existem outros “números” relacionados ao status de carregamento de uma página da web. Por exemplo, quando você está carregando uma página da web normal, é uma solicitação “200 OK” — que significa que carrega sem problemas.
Os códigos de status HTTP foram estabelecidos por Tim Berners-Lee — considerado o pai da Internet — durante o World Wide Web Consortium (W3C) em 1992. Esses códigos, que ainda são usados hoje, são formatados em números de três dígitos. Um código que começa com “4” significa um erro do cliente, o que significa que o usuário solicitou uma página que não pode acessar.
Veja abaixo alguns códigos padrão que também começam com 4r:
- 400 Solicitação inválida — geralmente aparece quando há uma solicitação incorreta feita ao site;
- 401 Não autorizado / 403 Proibido — aparecem quando o usuário não possui as permissões necessárias para acessar uma página, como um login ou autenticação digital;
- 404 Não encontrado — o “nosso” código, que aparece quando o recurso, ou a página, parece não existir no servidor;
- 408 Tempo limite da solicitação — aparece quando o servidor atingiu o tempo limite ou atingiu seu tempo máximo para carregar uma página antes de a solicitação terminar.
Como faço para corrigir um error 404 not found?
Por mais que façamos de tudo para evitá-los, cuidando dos links e instalando plugins, a verdade é que a maioria dos sites apresentará um erro 404 mais cedo ou mais tarde. No entanto, o que você deve fazer é rastreá-los e corrigi-los.
Corrigir os erros o mais rápido possível é crucial para evitar que os usuários os encontrem e tenham uma experiência ruim em sua visita. Como você pode corrigir um erro 404? Veja abaixo o que você pode fazer.
Redirecione a página
A maneira mais simples e fácil de corrigir seu código de erro 404 é redirecionar a página para outra. Você pode executar esta tarefa usando um redirecionamento 301. Mas o que é 301? É um código de resposta de redirecionamento que sinaliza ao navegador que o conteúdo foi transferido para outra URL.
Corrija o link
Errar é humano e pode acontecer. Às vezes, as pessoas podem simplesmente digitar incorretamente um URL. Se foi isso que aconteceu com o seu código de erro 404, certifique-se de voltar e corrigir o URL.
Restaure as páginas excluídas
O erro 404 pode acontecer, por exemplo, quando os usuários procuram uma página que você excluiu do seu site. Se ele estiver buscando que precisa muito, que está nessa página perdida, e ele se lembrar disso, ele não vai parar de procurar a página só porque você a excluiu do seu site. Além disso, as pessoas podem acessar essa página por meio de links externos.
Para corrigir isso, você sempre pode restaurar uma página excluída. Se não há um motivo comercial para manter a remoção, quando desejar excluir algumas páginas de seu site, certifique-se de direcioná-las para páginas com conteúdo semelhante.
Quais são as vantagens de corrigir os erros 404?
Como vimos, é inevitável: em algum momento os erros 404 aparecerão em seu site. Há grandes benefícios na correção desse problemas, o primeiro é garantir a boa experiência do usuário e o outro é a boa reputação com o algoritmo do Google.
Para evitar problemas de SEO e baixo envolvimento do usuário, certifique-se de monitorar proativamente o desempenho da sua página. Verificar se há um erro 404 é tão importante quanto postar conteúdo exclusivo e de alta qualidade.
Verifique seu erro 404 pelo menos uma vez por mês e, se seu site for muito grande, todas as semanas. Reservar um tempo para atualizar seu site e realizar testes técnicos o ajudará a se manter à frente da concorrência, o SEO em dia e os usuários interessados.
Após a leitura deste post, esperamos que você tenha entendido o que é o error 404 not found e a importância de mapeá-los para melhorar o ranqueamento de seu site e a experiência dos clientes. Quando encontrar uma página quebrada em seu site, utilize as técnicas para redirecioná-la antes que o visitante encontre-a. Em seguida tome as medidas definitivas.