Quando uma empresa ou pessoa física idealiza a criação de um site na Internet, o WordPress é considerado uma das melhores opções, pois é uma das maiores plataformas de CMS do mundo (Sistema Gerenciador de Conteúdo). Seu desenvolvimento livre e de licença grátis ajudaram a popularizá-lo e transformar o modelo de blog em uma ferramenta acessível para todos.
Ter um site tornou-se fácil, mas isso aumenta a concorrência por audiência e ter um e estar presente no ambiente online pode não ser mais suficiente, é preciso que o conteúdo postado seja lido e visto.
Com tanto conteúdo, como o Bing e o Google decidem o que deve ser exibido em primeiro lugar? E aí que entra a otimização de SEO, a técnica de aprimorar páginas e sites no intuito de aparecerem melhor ranqueadas nos resultados de busca orgânica.
Boas posições nos sites buscadores resultam em maior tráfego, maior audiência e dependendo do seu negócio, maior lucro em longo prazo. O WordPress acaba sendo uma boa opção por dois motivos, há plug-ins que adicionam o controle das boas práticas de SEO dentro do sistema e aplicá-las é muito fácil.
O seu código aberto permitiu que muitos especialistas criassem soluções e as distribuíssem, ajudando os usuários a deixarem suas páginas melhores preparadas, tanto para os buscadores, quanto para o usuário final através dos plug-ins.
Os plug-ins realizam essas ações de melhoria e formam um conjunto de boas práticas em SEO, conheça algumas delas e saiba como utilizá-las em seu site.
SEO Onpage
Os conjuntos de práticas vão desde a hierarquização das informações até a velocidade com que o site é carregado. A página tem que ser boa para o usuário em todos os aspectos, se um usuário buscar informações sobre “como vender mais na Internet” e seu blog aparecer nas buscas ele deve falar sobre o assunto.
Headings
Servem para hierarquizar o conteúdo dentro da página, os seccionados são como a organização de um livro com títulos e subtítulos.
Template Responsivo
Hoje em dia, não é possível saber por qual dispositivo o usuário acessará o site ou blog, por isso é importante deixá-lo otimizado para ser aberto através de celulares e tablets. No momento de escolher um layout para o seu site é importante checar este quesito.
Link Juice
Um dos conceitos que faz um site ser considerado bom dentro dos buscadores é a referência. Se todos acessam um site é por ele ser bom ao que se propõe a fazer, o Google utiliza isso como um dos seus muitos requisitos para delimitar qual página será classificada para aparecer nas buscas.
É como se fossem indicações, se eu tiver um link com conteúdo bom para o Google, isso validará minha classificação através do sistema de rankeamento.
Ajuste de velocidade
Páginas que demoram carregar podem ser influenciadores do tempo que o usuário passa dentro de seu site ou blog. É mais fácil ele desistir de ler seu conteúdo ou navegar por mais tempo se o blog não tiver uma velocidade boa.
Essas práticas devem ser trabalhadas e desenvolvidas constantemente, nossa última dica são alguns plugins que o WordPress disponibiliza para melhorar a otimização pelo SEO: WordPress SEO by Yoast, All in One, Platinum SEO Pack e SEO Ultimate.
Plugin de Cache
O plugin de cache W3 Total Cache é indispensável para qualquer site que utiliza a plataforma wordpress. Ele pode fazer com que seu site seja otimizado somente com alguns cliques.
Minify é uma função do plugin de cache que você deve utilizar para otimizar o código CSS, HTML e Javascript. Ele retira espaços, quebras de linha e comentários, fazendo com que seu site economize bytes preciosos. Se você possui muitos arquivos javascript em seu tema não é tão recomendável utilizar o minify pois ele pode quebrar o código se o mesmo não estiver muito bem escrito. Mas teste para não deixar de otimizar o Javascript também.
O CSS e o HTML não possui muitos problemas para otimizar. É bastante simples o processo e o plugin faz tudo sozinho. O plugin é bastante intuitivo e basta você ativar o minify e limpar o cache para que o site passe a ser minificado.
A economia é gritante e você verá que o site será aberto mais rapidamente. Além do minify, o plugin também ativa cache do navegador, fazendo com que quando o usuário retornar ao seu site, ele não baixe novamente arquivos comuns do site e economizando banda de internet do usuário e tráfego de informação do site. Assim o site abrirá também mais rápido e otimizado.
Para checar a economia de dados do Minify, acesse este site: http://web-sniffer.net/ e verifique a economia.
Como testar a otimização do seu site
O google fornece uma ferramenta chamada PageSpeed Insight onde você pode verificar, através de uma nota, se seu site está bom ou ruim e ainda dá a direção que você deve tomar para ter uma nova maior. Separando os resultados por aparelhos móveis ou desktop e dando as diretivas que devem ser seguidas para melhorar a nota do seu site oferecendo links para te ajudar com as regras que ele identificou que não estão sendo cumpridas no seu site.
Você deve ser registrado em para postar um comentário.